terça-feira, 8 de junho de 2010

Como conheci o Ubuntu: Há males que vem para bem!

Antes de passar ao post propriamente dito, quero deixar claro que não pretendo enaltecer ou depreciar nenhum Sistema Operacional, mas, tão somente, narrar minha experiência com eles! Embora ache algumas provocações, tanto dos defensores do Windows quanto dos do Linux, bem divertidas (um bom exemplo é a imagem abaixo), prefiro evitar polêmicas e debates intermináveis!



Antes de conhecer o Ubuntu eu já conhecia alguns programas que “fazem parte” dele, o Firefox eu uso desde... Bem, a impressão que tenho é que uso desde sempre! Nunca gostei do Internet Explorer e somente usei o Opera (ótimo navegador) por algum tempo e em paralelo ao Firefox.

O OpenOffice conheço desde 2006 ou 2007, quando estava com um monte de trabalho da faculdade e do estágio acumulado e os travamentos do Word quase me matavam do coração rsrs!

Na época isso me deixava com muita raiva! Meu Office e meu Windows originais travando quando, ironicamente, conhecia gente que tinha pirateado e não tinha problema nenhum...

Lembro que antes do OpenOffice eu usei o EasyOffice, quebrou um galhão, era leve, não travava... O problema era a correção ortográfica que deixava a desejar e a gramatical que na época não havia... Foi quando conheci o OpenOffice, peguei o verificador ortográfico e o corretor gramatical em versões iniciais que ainda não eram tão boas quanto são hoje... Penso que hoje podem ser considerados melhores que o da Microsoft.

Pois bem, em 2009, já em Recife e no Mestrado, comprei um computador que veio com Linux, Sistema Fênix pra ser mais preciso, explorei um pouco e achei bem legal, o único contratempo foi configurar a minha conexão de internet, que vinha do colega de pensionato do quarto ao lado... De qualquer forma, eu tinha o Windows original, então instalei.

Durante um seminário de um grande amigo que fiz no mestrado vi que ele usava linux, acabamos falando a respeito, eu lhe contei o que venho dizendo até agora neste post e ele me prometeu um live-CD do Ubuntu, que até então eu não conhecia.

Excetuando um ou outro bug ou travamento, minha vida ia razoavelmente bem no Windows, eu tinha um bom antivirus pago, já usava o OpenOffice (BrOffice pra ser mais preciso)...

Tudo ia bem até uma fatídica noite em que eu estava terminando um trabalho e uma apresentação para um seminário do Mestrado quando precisei de um documento que estava num pen drive e, tão logo o pluguei, um virus acabou com todos os executáveis do meu Windows!

Já narrei isso aqui no blog, tragédia total! Todos os arquivos estavam lá mas nada funcionava! O pior: eu ainda não tinha terminado o trabalho e a apresentação do dia seguinte!

Revirei o quarto em busca do CD do Windows, não achei... Deve ter algo a ver com a lei de Murphy ou algo do tipo... Foi quando encontrei o live-CD do Ubuntu que o colega havia me dado! Foi só reiniciar o computador com ele no drive e carregá-lo na memória que ele já reconheceu a internet! O OpenOffice e o Firefox já vem por padrão!

Terminei os trabalhos, no dia seguinte instalei o Ubuntu, desde então, venho mantendo os dois sistemas operacionais no meu computador, já faz quase um ano e acho que iniciei no Windows só umas três vezes desde então (uma delas só pra ver se ele ainda funcionava e depois reiniciei).

Desde então tenho percebido que todos aqueles mitos sobre o Linux ser muito difícil e inacessível a usuários comuns nada mais são do que mitos!

Claro que não vou ficar falando mal dos softwares da Microsoft, evitei ao máximo fazê-lo, embora achasse horrível pagar por eles e eles estarem aquém das minhas necessidades... Até porque os usei por bastante tempo... No fim, é uma questão do que se adapta às necessidades de cada um...

O que me vejo na obrigação de dizer é que, em síntese, hoje eu percebo que os problemas que eu tive com os programas da Microsoft foram males que trouxeram um bem, na medida em que me possibilitaram conhecer alternativas gratuitas e, no que tange às minhas necessidades, superiores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário